Em Belém, Cruz Vermelha treina voluntários para o Círio 2014

Voluntários da Cruz Vermelha atuam durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. (Foto: Henrique Felício/O Liberal)

A menos de dois meses da maior festa da fé do povo paraense, a Cruz Vermelha está treinando os voluntários que irão trabalhar no Círio deste ano. Cinco mil pessoas devem atuar nos postos distribuídos ao longo do trajeto da procissão realizada em Belém.
De maneira geral, os voluntários são inscritos para atuar como socorristas. Cada treinamento dura cerca de quatro horas e é feito uma vez por semana. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 7 de setembro.
"A maioria dos voluntários que participa da Cruz Vermelha pelo Círio une a solidariedade e a fé, já que participamos da grande manifestação religiosa que é o Círio", afirma o coordenador Carlos Moraes.

O trabalho se inicia com as aulas teóricas. No meio do grupo, Bernardo Felipe se destaca como o voluntário mais jovem, com apenas 13 anos. Inspirado pelo pai, ele não vê a hora de ajudar as pessoas na procissão do Círio deste ano.
"Vim para dar aquela ajuda a quem precisa, salvar vidas, socorrer, fazer o que for necessário", pontua o adolescente.
Na aula prática, além de lições de primeiros socorros, sincronia, rapidez e dedicação são quesitos importantes para que, na hora da procissão, tudo transcorra sem problemas.
"É importante para não ser surpreendido pelo o que pode acontecer lá, tendo a magnitude da festa, o número de pessoas nas ruas, precisa-se de um preparo e esse preparo tem que discorrer em cima de um protocolo desenvolvido pela Cruz Vermelha", explica o instrutor Lourival Neto.
A sede da Cruz Vermelha está localizada na Travessa Piedade, 417. O telefone da instituição é  (91) 3086-1729.

0 comentários:

fazer login para deixar o seu comentário.