Tributo a Elza Soares e João Donato em Belém.

Foto divulgação

Cantora Ana Cristina tem data para voltar a Belém. Desta vez, com o show “Tributo a Elza Soares e João Donato”, em única apresentação, no dia 17, às 19h, no Sesc Boulevard. A paraense radicada no Rio de Janeiro traz um show que, além de ser uma homenagem a esses dois grandes nomes da música brasileira, também mostra todo o seu amor ao jazz.

O estilo musical faz parte da vida dela desde a infância, quando foi apresentada a mestres como John Coltrane, Dave Brubeck, Miles Davis e Sara Vaughan. “Sempre os escutei, e após um convite para tocar em uma casa de jazz aqui no Rio, decidi que queria fazer um bom apanhado do estilo – mas o brasileiro”, conta.

Ao pesquisar sobre os grandes nomes do jazz nacional, “logo veio Elza Soares”, diz ela. Com a cantora reconhecida como a “voz do milênio” (título dado pela BBC de Londres em 2000), ela diz ter encontrado a identificação de cantar sempre fazendo o bom uso do bebop, dos improvisos e conversas musicais. “Procurei montar o repertório com as músicas que mais marcaram a carreira dela e não tive dificuldade por eu ser uma cantora que também gosta de bebops e improvisos. Apenas coloquei minha personalidade em cima do jazz deles”, afirma ela, se referindo também a João Donato.

“Apesar de o João Donato não ser um jazzista que faça muito bebop vocal, ele costuma, junto com a banda que o acompanha, fazer aquele jazz improvisado de que gosto muito”, afirma Ana Cristina, que neste show será acompanhada pelo baixo de Príamo Brandão, o trompete de Joabe Quadros e a ilustre bateria de Sagica. A direção musical será de Edgar Matos.

Ao longo do show, muitas histórias que marcaram a carreira desses dois gênios da música brasileira serão contadas por Ana Cristina, tudo costurado com canções inesquecíveis na voz de Elza, como “Mulata Assanhada” (Ataulfo Alves), “É Luxo Só” (Ary Barroso e Luiz Peixoto) e “Beija-me” (Roberto Martins, Mário Rossi), e de João Donato, como “A Rã” (João Donato e Caetano Veloso) e “Café com Pão” (João Donato e Lysias Ênio).

“Não tinha o hábito de cantar as músicas de Elza, apesar de admirá-la. Depois que pesquisei e encontrei todas essas músicas e conheci sua trajetória, fiquei encantada. Também mergulhei na produção do João Donato e fiquei maravilhada. As músicas dele são puro jazz”, diz Ana Cristina.

A cantora esteve no Pará no ano passado, com o show de seu mais recente álbum, “Nas Garras da Paixão”, que apresentou em Castanhal. É uma mistura de pop, rock, soul nacional e MPB. Ela também passou por Ourém, onde uniu carimbó, forró e xote ao repertório. Atualmente, continua a trabalhar as músicas de “Nas Garras da Paixão” em shows pelo Rio de Janeiro, acompanhada do contrabaixista Ney Conceição.

Programe-se
Show Tributo a Elza Soares e João Donato, com Ana Cristina
Quando: 17/09, às 19h
Onde: Sesc Boulevard (Boulevard Castilhos França, 522 – Campina)
Quanto: de graça

(Texto-Diário do Pará)

0 comentários:

fazer login para deixar o seu comentário.