Círio será declarado patrimônio da humanidade

Foto Marcos Barros

A noite desta terça-feira (07) jamais será esquecida. A cerimônia de abertura oficial do Círio de Nazaré marcará também a entrega do título de Patrimônio da Humanidade à festividade religiosa.

Com a presença da Presidente do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema de Sousa Machado, e da Oficial de Projeto do Setor de Cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Isabel de Paula, o Círio de Nazaré receberá, representado pelo arcebispo da Arquidiocese de Belém, Dom Alberto Taveira, a consagração da festividade como patrimônio da humanidade.

Realizado no Pará há mais de dois séculos, o Círio recebe, em média, duas milhões de pessoas no dia principal da procissão, todo segundo domingo de outubro. Tal devoção e poder aglutinador são tão marcantes que chamaram a atenção da Unesco, a qual aprovou, no dia 04 de dezembro de 2013, a inclusão do Círio de Nazaré na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade.

Agora, ao lado do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, da Arte Kusiwa- Pintura Corporal e do Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife, o Círio figura como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Sua inscrição na lista da Unesco contribui para dar visibilidade aos patrimônios culturais imateriais do mundo inteiro. A festividade religiosa também foi o primeiro bem cultural paraense inscrito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Livro de Registro das Celebrações Como Patrimônio Cultural do Brasil.

0 comentários:

fazer login para deixar o seu comentário.